sexta-feira, 24 de maio de 2013

Fabrício é julgado no STJD e escapa de suspensão por três jogos

Lateral foi expulso na vitória do Inter sobre o Santa Cruz, pela Copa do Brasil
Fabrício deixou o Inter desfalcado na vitória sofrida contra o Santa Cruz
Foto: Diego Vara
Expulso na sofrida vitória do Inter sobre o Santa Cruz, pela Copa do Brasil, o lateral-esquerdo Fabrício foi julgado há pouco no STJD. Defendido pelo advogado Daniel Cravo, ele foi suspenso por apenas uma partida e, assim, poderá enfrentar o América-MG no segundo jogo entre as duas equipes, pela terceira fase do torneio - ainda sem datas confirmadas pela CBF. O jogador, que recebeu cartão vermelho por falta em Flávio Caça-Rato, estava ameaçado de pegar até três jogos de suspensão.

Fonte: ZH Inter

Dunga tenta ser 1º a completar todo Brasileirão como técnico desde 2006

Dunga quer levar o Inter ao tetra do Brasileirão
(Foto: Alexandre Lops/Divulgação, Inter)

Após conquistar o Gauchão, dar padrão de jogo ao time e conquistar o vestiário – marcado por problemas internos em 2012 -, Dunga tem mais um desafio para este 2013: terminar o ano como treinador do Inter.
A frase pode gerar polêmica, vista que torcida e direção não escondem a alegria com o trabalho do técnico. Entretanto, uma estatística incômoda não garante um Brasileirão completo para os recentes comandantes colorados. O último a conseguir o feito foi Abel Braga, em 2006. Muriel acredita que Dunga pode quebrar o retrospecto e, com sua qualidade técnica e a simbiose com o grupo, manter seu trabalho, rumar até o fim e lutar pelo título:
- É muito importante que o Dunga permaneça para o nosso elenco. Ele tem feito um excelente ano. O grupo aceitou bem as ideias dele. Nós precisamos tanto do treinador, quanto ele precisa da gente.
O começo do trabalho também enche de confiança a direção. Dunga encontrou um time, busca repeti-lo sempre que possível. 
O time apresenta jogadas pelas laterais, pelo meio, e voltou a ter uma bola parada com eficiência. O estilo perfeccionista do treinador é visto como uma prova de quem pode levar o Inter aos primeiros lugares da competição.
- O Dunga serve como parâmetro de exigência. Ele é muito diferenciado como treina, como exige dos jogadores. É o que o Inter quer. O Dunga sempre batalhou muito, viveu de superação. Ele entrou para fazer uma reformulação e está conseguindo – complementa o diretor de futebol Marcelo Medeiros.
A rotina de mudanças
Nos seis Brasileirões seguintes, apesar de sempre cogitado, troca de comando virou algo rotineiro. Em 2007, Alexandre Gallo começou o nacional à frente da equipe. Ele conquistou a Recopa, mas a campanha irregular no nacional abreviou sua estadia no Beira-Rio. Pela competição, disputou 18 jogos, tendo conquistado sete vitórias, três empates e oito derrotas.
Sem Gallo, a direção colorada resolveu trazer novamente Abel Braga. O treinador campeão da Libertadores e do Mundial no anterior era a aposta para recolocar o time nos trilhos e levá-lo até a Libertadores. Ele comandou os 20 jogos restantes, com oito triunfos, seis igualdades e seis revezes.


Abel deixa o Inter e Tite assume
_______________________________________________________

Técnicos nos Brasileirões dos últimos anos
2006 - Abel Braga
2007 - Alexandre Gallo e Abel
2008 - Abel, Guto Ferreira (interino) e Tite
2009 - Tite e Mário Sérgio
2010 - Jorge Fossati, Enderson Moreira (interino) e Celso Roth
2011 - Falcão, Osmar Loss (interino) e Dorival Júnior              
2012 - Dorival, Fernandão e Osmar Loss (interino)                     



Veio 2008 e as esperanças se renovaram. O Inter manteve Abelão, que conquistou o Gauchão e, com a confiança dentro do vestiário, era a aposta para, enfim, levantar o Brasileirão. Porém, durou pouco tempo. Seduzido por uma proposta milionária do Al Jazira, deixou o Beira-Rio e rumou para os Emirados Árabes após apenas quatro partidas, quando venceu uma, empatou outra e perdeu duas.
Sem Abel, a cúpula colorada voltou ao mercado para prospectar um novo nome. Antes de definir o sucesso, Guto Ferreira treinou interinamente o time contra a Portuguesa, perdendo por 3 a 1. Após muito se debater, Tite, que tinha uma ligação com o Grêmio (pelo título da Copa do Brasil em 2001), acabou contratado.  Após um começo inconstante, esteve à frente do Inter nos 33 jogos, conquistando 14 vitórias, oito empates e 11 derrotas. De quebra, ainda levantou a Copa Sul-Americana.
Tite arranca bem, mas não suporta e Inter contrata Mário Sérgio
Com a manutenção da base e Tite afirmado, o Inter entrou em 2009 como um dos grandes favoritos, ao lado do Corinthians, de Ronaldo Fenômeno, e o Flamengo, de Adriano. E o técnico começou bem. Só perdeu a invencibilidade para a equipe carioca, quando tomou 4 a 0. Acabou campeão do primeiro turno. Depois, entretanto, problemas de vestiário atrapalharam a caminhada e o Colorado decaiu. Tite não resistiu ao revés para o Coritiba por 2 a 0, deixando o time no Brasileirão com 13 vitórias, cinco empates e nove derrotas.
Para não perder a vaga e conseguir uma arrancada final, o Inter buscou Mário Sérgio. O técnico, nas 11 partidas que comandou o time, levou os gaúchos ao vice-campeonato, contribuindo com seis triunfos, três igualdades e dois revezes.
Fossati é substituído por Celso Roth
Em 2010, Jorge Fossati suportou apenas quatro embates. A derrota por 3 a 2 para o Vasco custou seu emprego. O uruguaio saiu do Inter com uma vitória e três quedas. Sem a definição do substituto, o interino Enderson Moreira comandou a equipe nos três jogos antes da parada para a Copa do Mundo, com um triunfo, uma igualdade e um revés. A decisão para garantir o título da Libertadores foi de Celso Roth, que atingiu o objetivo. No Brasileirão, permaneceu nos 31 jogos restantes, com 14 vitórias, nove empates e oito derrotas.

Falcão não resiste em 2011

Em 2011, o ídolo Paulo Roberto Falcão iniciou o nacional. Não durou muito. Após 11 jogos pelo Brasileirão, com quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, acabou demitido. A direção demorou a definir o substituto. Osmar Loss comandou o time interinamente em cinco confrontos, com dois triunfos, duas igualdades e um revés. O fim do Brasileirão foi com Dorival Júnior, que levou o Inter a disputa da Libertadores, conquistando 10 vitórias, sete empates e cinco derrotas.
O treinador conquistou o Gauchão e acabou eliminado nas oitavas do torneio sul-americano. Apesar disso, foi mantido para o Brasileirão. Após perder para o Atlético-MG por 3 a 1 fora de casa, deixou o Colorado com quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas.

A solução, no entanto, foi incomum. A escolha, assim como ocorreu no ano anterior, foi por um ídolo: Fernandão. Entretanto, ele era o diretor técnico do clube, a quem Dorival se reportava. O começo do capitão da Libertadores e do Mundial em 2006 foi alvissareira. Porém, aos poucos, o treinador, que em sua época de jogador era conhecido pela liderança no vestiário, começou a ter atritos com os atletas.
Após um empate em 2 a 2 com o Sport no Beira-Rio disse que alguns dos seus subordinados estavam “em uma zona de conforto”. Os problemas foram crescendo e culminaram com sua eliminação a duas rodadas do término do Brasileirão, deixando o time com nove vitórias, oito empates e nove derrotas. Loss terminou o nacional interinamente, conquistando um empate e perdendo um jogo.
Agora, Dunga chega com a missão de terminar com o jejum de 34 anos sem a conquista do Brasileirão. Para alcançar a meta, a direção promete reforços de peso para o treinador após a Copa das Confederações. E, de quebra, encerrar com as mudanças na casamata colorada.
O primeiro desafio é neste sábado. Às 18h30, o Inter começa a caminhada diante do Vitória, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O tempo dirá se Dunga conseguirá mudar a história.

Fonte: globoesporte.com

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Robinho, Julio Baptista e Luis Fabiano: uma análise sobre os últimos anos dos possíveis reforços do Inter

Foto: Montagem sobre fotos AFP e Vipcomm
Homens de confiança de Dunga e de Paulo Paixão na última Copa de 2010, Robinho, Julio Baptista e Luis Fabiano atravessaram momentos de crise técnica e foram alvo de lesões desde a eliminação para a Holanda na África do Sul. Está na confiança da direção colorada na comissão técnica vencedora na Seleção o aval para que o três sejam especulados como possíveis reforços para o segundo semestre no Beira-Rio.

Julio Baptista aparece como o mais próximo de ser anunciado. O meia deve rescindir com o Málaga para que uma dívida dos espanhóis seja quitada e, assim, estaria livre para assinar com o Inter. Em férias no Brasil, Robinho flerta um retorno ao Santos e o desembarque na Capital se torna cada vez mais remoto.

Já Luís Fabiano depende das articulações do presidente Giovanni Luigi com o Tottenham em relação à venda de Leandro Damião e a disposição do presidente Juvenal Juvêncio em liberá-lo do Morumbi. Zero Hora fez um levantamento das últimas temporadas dos principais nomes cotados para atuar no Beira-Rio.

Robinho

Após a Copa do Mundo de 2010:
Robinho deixa o Manchester City e assina contrato por quatro temporadas com o Milan. Conquista o Campeonato Italiano. Encerra a temporada 2010/2011 como vice-artilheiro, com 15 gols em 44 partidas.

2011:
Com um problema no púbis, Robinho estreou no meio de outubro com gol diante do Palermo e viveu um ano de altos e baixos. Apesar disso, fez 39 partidas com a camisa do Milan e marcou 10 gols.

2012:
O início das lesões musculares. Foram 41 jogos e nove gols marcados.

2013:
Esteve relacionado para 27 partidas — apenas 1.093 minutos em campo — e marcou dois gols.

Julio Baptista

Após a Copa do Mundo de 2010:
Atuou em 13 partidas pela Roma antes de ser vendido ao Málaga por 2 milhões de euros (R$ 5,2 milhões). Não marcou nenhum gol.

2011:
Esteve em campo em apenas 328 minutos na temporada. Fez um gol.

2012:
Mais um ano em convívio com lesões. Em março, sofreu com uma artroscopia no joelho direito. Em julho, foi a vez de o tendão de Aquiles ser operado. Ficou fora dos gramados durante toda a temporada.

2013:
No início de 2013, um problema muscular na perna esquerda o tirou de campo por três semanas. Ainda assim, atuou em 16 partidas e marcou três vezes.

Luis Fabiano

Após a Copa do Mundo de 2010:
Voltou para o Sevilla, disputou 39 partidas e marcou 15 gols. Foi vendido ao São Paulo e encerrou um ciclo de seis anos no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán.

2011:
Repatriado pelo São Paulo em março, sofreu uma cirurgia no joelho e só reestreou em outubro. Jogou 10 partidas do Brasileirão, marcou seis gols.

2012:
Artilheiro da Copa do Brasil com oito gols, vice-artilheiro do Brasileirão com 17 gols, título da Copa Sul-Americana e vaga na Libertadores. O melhor ano de Luis Fabiano após a Copa do Mundo: foram 31 gols em 44 atuações. Ao todo, recebeu 16 cartões amarelos e dois vermelhos.

2013:
Luis Fabiano é o artilheiro do São Paulo na temporada, com 13 gols em 18 partidas

Fonte: ZH Inter

Mesmo recuperado de lesão, Inter veta Leandro Damião da viagem a Salvador

Centroavante fará reabilitação física no final de semana e deve continuar trabalhos na Seleção

Damião se lesionou na final da Taça Farroupilha
Foto: Juan Barbosa/Agência RBS
Leandro Damião está recuperado da lesão muscular na coxa direita que adquiriu na final da Taça Farroupilha, quando o Inter faturou o título gaúcho diante do Juventude.

Essa é a boa notícia da manhã. A má, no entanto, é que o jogador está vetado da estreia do Inter no Brasileirão, que ocorre no sábado, em Salvador, diante do Vitória. A justificativa para tal foi dada pelo médico colorado, Dr. Matheus Falcão. Isso, aliás, confirma Rafael Moura como parceiro de Forlán no ataque colorado.

- Ele trabalhou forte essa semana, estava tratando lesão muscular na coxa direita, e chegou a fazer ressonância de controle, exame mostrou que a lesão está recuperada - avisou. - Porém o período que ele trabalhou não nos deixa confortável para liberá-lo para o final de semana. Ele vai ficar em Porto Alegre se recuperando - completou.

Convocado para a Seleção Brasileira que irá disputar a Copa das Confederações, o camisa 9 do Inter terá que dar seguimento à sua recuperação junto da delegação do Brasil.

- Provavelmente vai seguir a fase final de reabilitação lá. A CBF deve entrar em contato e vamos passar para ele.

Sobre Dátolo, a situação do jogador se assemelha a Damião. O argentino está recuperado da lesão muscular que teve ainda em abril. Desta forma, deve ficar à disposição de Dunga já na próxima semana.

 O Dátolo encerrou a fase de fisioterapia, e está na reabilitação física - concluiu.

Fonte: ZH Inter

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Inter consulta CBF e recebe aval para escalar Muriel contra o Vitória


Muriel está liberado para atuar na estreia do Brasileirão
Foto: Tomás Hammes/globoesporte.com
Muriel poderá atuar contra o Vitória na estreia pelo Brasileirão. O departamento jurídico do Inter consultou a CBF e teve confirmada que a expulsão sofrida no Gre-Nal na última rodada do nacional de 2013 não acarretaria em uma suspensão para o certame deste ano.
A resolução 05/2004 da CBF assegura a utilização do goleiro pelo Inter, quando diz que “Por partida subseqüente se entende a primeira que vier a ser realizada após àquela em que se deu a expulsão ou a terceira advertência, e o impedimento não se transfere para outra competição ou torneio”.

O camisa 1 foi julgado e recebeu apenas uma advertência pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Tanto é que, inclusive, esteve em campo diante do Rio Branco-AC, pela Copa do Brasil.

Muriel foi expulso diante do Grêmio por colocar a mão na área ao interceptar lançamento de Elano aos três minutos do segundo tempo. Com o goleiro em campo, a única dúvida de Dunga é se o companheiro de Diego Forlán será Rafael Moura ou Leandro Damião.

Na manhã desta quarta-feira, o He-Man formou ataque com o uruguaio. Enquanto isso, Damião trabalhou na caixa de areia e depois correu no gramado do Centro de Treinamentos do Parque Gigante.
O Inter deve entrar em campo neste sábado, às 18h30, no Barradão, com Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D’Alessandro; Diego Forlán e Leandro Damião (Rafael Moura).


Para Muriel, arrancada vitoriosa pode ser o diferencial do Inter no Brasileirão

Goleiro quer Inter regular ao longo da competição: "Não adianta ir bem e oscilar"


Muriel: "Não adianta fazer um grande jogo, e depois oscilar"
Foto: Augusto Turcato/Agência RBS

Muriel e o Inter querem ser campeões brasileiros. Querem conquistar a taça que há 34 anos não para no Beira-Rio. E, para isso, acredita o goleiro, é fundamental arrancar bem no Brasileirão.

Segundo o camisa 1, antes da parada que a competição terá para a disputa na Copa das Confederações, que ocorre no final de semana do dia 8 de junho, o Inter tem que somar o maior número de pontos possível. Desta forma, na intertemporada, a equipe pode ficar mais tranquila, com a "gordura" adquiria.

— A gente sabe que terá cinco jogos, no meio de semana e no final de semana. Temos que ter em mente que cada jogo é uma decisão, e vamos entrar todos para vencer. Começando bem, teremos esse período para intertemporada, por isso é importante focar nesses cinco jogos — afirmou.

Muriel quer o Inter regular ao longo do campeonato.

— Tem quer ter regularidade, não adianta fazer um grande jogo, e depois oscilar. Todos (os jogos) valem três pontos. Por isso pensamos em fazer um grande jogo (diante do Vitória) para arrancar bem — projetou.

Para isso a equipe deve repetir a trajetória que fez no Gauchão, segundo a opinião de Muriel, que vê a competição como parâmetro para a temporada.

— Era nosso objetivo, temos um longo ano pela frente. A gente já tinha traçado esse objetivo, e o Brasileiro é um deles — disse. — (O Gauchão) foi importante, o tempo para treinamento. estamos preparados — completou.

Fonte: ZH Inter

Damião treina na caixa de areia para poder ficar à disposição de Dunga

O centroavante, com lesão muscular, trabalhou em separado nesta quarta e tem remotas chances de estrear com o Inter no Brasileirão.
Leandro Damião ainda não tem presença descartada na estreia diante do Vitória
Foto: Augusto Turcato/Zero Hora

Leandro Damião ainda não está totalmente fora da estreia do Inter no Brasileirão. O centroavante está em fase final da sua recuperação de uma lesão na coxa direita.

Nesta quarta, ao lado do coordenador da preparação física colorada, Élio Carravetta, o camisa 9 trabalhou na caixa de areia para tentar ficar à disposição de Dunga para o jogo do sábado, contra o Vitória, em Salvador.

Enquanto o jogador não tem condições, o treinador colorado, nesta manhã, optou por manter o ataque com Forlán ao lado de Rafael Moura. Dupla essa que deve ser confirmado para a partida, já que Damião tem apenas a quinta-feira para voltar a treinar com bola e jogar.

Fonte: ZH Inter