segunda-feira, 3 de junho de 2013

Derrota, decepção e incertezas. O time do ano passado voltou?

  O título do post parece ser um tanto duro, mas, depois de vista a atuação do Inter no Domingo, é pouco para se dizer, comparando com tudo que os colorados sentiram após o jogo. Jogando de forma completamente absurda e irreconhecível, o Inter perdeu, jogando em Caxias do Sul, para o Bahia pelo placar de 2x1. E, mais que uma derrota, o Inter deixou escapar uma possível liderança do campeonato e mostrou que, por enquanto, o time não está em condições de brigar por muito no Brasileirão.
  Muitos comentaram que, no jogo deste Domingo, viram o Inter de 2012 em campo, com muitos defeitos técnicos e táticos, com o time errando muitos passes e jogadas e se afobando em campo. E foi exatamente isso que aconteceu. O Inter esteve perdido em campo, não soube aproveitar o fator casa e, consequentemente, foi superado pelo modesto time do Bahia.
  Nos primeiros 25 minutos, o jogo foi de superioridade imensa do time baiano, que armava jogadas perigosas, enquanto que o Inter se defendia como podia. Mas não conseguiram evitar o gol da equipe baiana, logo aos 9 minutos de jogo. Após tantos erros, o castigo veio. E com um golaço de Rayder, no ângulo de Muriel.
  Após o gol, o Inter tentou mudar a postura em campo. Até conseguiu mais posse de bola, mas o principal não aparecia, que eram as finalizações certeiras. Com um time apático em campo, o colorado saiu para o intervalo com o placar desfavorável e com resmungos da torcida, que vaiava a atuação pífia da equipe.
  No segundo tempo, quando se esperava um Inter mais aguerrido, coisa que geralmente acontecia na volta do intervalo dos jogos da equipe gaúcha, o que se viu foi de deixar o torcedor ainda mais apreensivo quanto ao time. A posse de bola continuava sendo imensamente maior para o Inter, mas o resultado disso não veio. Pelo contrário, foi o Bahia quem aproveitou as poucas chances que teve no jogo. Depois de uma defesa de Muriel, aos 10 minutos, o Bahia teve uma chance com um escanteio. Chance que foi muito bem aproveitada. Após a cobrança, o goleiro colorado saiu mal, a bola sobrou para Fernandão, que driblou a defesa do Inter e chutou, sem chances, 2x0 e desespero para a torcida colorada.
  A torcida, porém, incentivou ao máximo o time, com cantos e palavras de incentivo. O time tentou corresponder como pode, tanto que, aos 19 minutos, Forlán recebeu a bola na grande área e chutou, para diminuir o marcador. 2x1.
  O gol deu esperanças á torcida e aos jogadores, mas a cada gol perdido, a cada jogada errada e passes desperdiçados, o nervosismo voltava e assombrava, tanto torcedores quanto jogadores.
  O Inter pressionou, fez o que pode para empatar, mas foi inútil. O fraco desempenho no jogo e as falhas nas marcações, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, renderam ao Inter uma vergonhosa derrota para o Bahia, em Caxias do Sul, diante de seus 6 mil torcedores.
  E, após o jogo, o que passou pela cabeça da torcida foi: será que o Inter de 2012 está de volta? Será que novamente vamos ficar na esperança de almejar algo a mais no campeonato?
  As respostas só podem ser dadas pelo time em campo, com determinação e empenho, para fazer o Inter se colocar entre os grandes concorrentes ao título. O importante é que não se pode repetir uma atuação tão baixa da equipe como a vista nesse Domingo, pois a derrota para o Bahia, que estava na zona de rebaixamento do Brasileirão antes do jogo, foi um alerta. Se a equipe não melhorar, o sonho vai ser mais uma vez adiado.



Eduardo Schwarzbold

domingo, 2 de junho de 2013

Pré-Jogo Inter x Bahia

O Inter enfrenta hoje pela 3ª Rodada do Brasileirão às 18:30 no estádio Centenário a equipe do Bahia.
O Inter já está no G4, mas busca a vitória hoje para chegar mais perto do líder.
Dunga escalou a equipe com:
Muriel; Gabriel, R.Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D'Alessandro; Forlán e He-Man.; TÉC: Dunga
Já os baianos vieram com:
Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Diones, Fahel, Helder e Ryder; Marquinhos e Fernandão; TÉC: Cristovão Borges.
Arbitragem: Edivaldo Elias da Silva, auxiliado por Bruno Boschilia e Luciano Roggenbaum (trio paranaense)
TV: PFC 4

sábado, 1 de junho de 2013

Titulares ficam na academia e reservas do Inter treinam sob chuva antes de jogo contra o Bahia

Após vitória contra o Criciúma, time colorado enfrenta time baiano no domingo, em Caxias do Sul.
Reservas treinaram sob chuva no CT Parque Gigante
Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Preocupado com o desgaste físico dos titulares, que enfrentaram o Criciúma, em Caxias do Sul, na noite de quinta-feira, o técnico Dunga decidiu deixar os jogadores na academia e comandou treino apenas com os reservas no CT Parque Gigante na manhã deste sábado.

Na sexta-feira, os 11 jogadores que começaram o jogo apenas correram em volta do gramado. Após o treino, o zagueiro Rodrigo Moledo concedeu entrevista e falou sobre a influência do frio sobre o andamento do jogo contra o time baiano. Para ele, a baixa temperatura influencia, mas não será decisiva para o resultado da partida. A previsão é de 12ºC na serra gaúcha durante a partida, marcada para as 18h30min de domingo.

O time que encara o Bahia será o mesmo que iniciou a partida contra o Criciúma: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D'Alessandro; Forlán e Rafael Moura.

Fonte: ZH Inter

Inter diz não ter propostas por naming rights do Beira-Rio e vê receio de empresas por rivalidade Gre-Nal

Inter ainda não definiu da reinauguração do estádio
Foto: Divulgação/Andrade Gutierrez
Com as obras do Beira-Rio a todo vapor, o Inter inicia planos para a inauguração e gestão de sua reformulada sede. Mas apesar da visibilidade de um estádio que sediará jogos da Copa do Mundo, o clube garante que não tem propostas para comprar os naming rights da nova casa.

O presidente Giovanni Luigi vê a rivalidade Gre-Nal como possível motivo para o desinteresse das empresas até aqui. Haveria receio de fechar parceria com apenas um dos clubes, o que poderia causar rejeição à marca entre torcedores rivais.

— Não temos nenhuma proposta. Aqui no Rio Grande do Sul, as empresas se preocupam com essa questão da rivalidade — destacou.

Em abril, o diretor do Grupo Petrópolis, Douglas Costa, reconheceu que chegou a iniciar negociações para incluir o nome da cervejaria Itaipava no estádio. Na época, disse que a divisão entre os dois principais clubes do Estado era uma questão a ser analisada antes de um possível negócio.

Por uma questão de estratégia de mercado, a Itaipava decidiu focar-se no Nordeste — onde abrirá fábricas — e comprou os naming rights da Arena Fonte Nova, em Salvador, e da Arena Pernambuco, no Recife.

As obras de reforma do Beira-Rio têm previsão de conclusão no final deste ano. O clube formou uma comissão para tratar da festa de reinauguração, que ainda não tem data marcada.

— Nós podemos fazer em dezembro, em janeiro, em abril do ano que vem para ser no aniversário do clube. Eu sou muito prático. No momento que o estádio estiver pronto, podemos utilizar. A festa é uma questão simbólica e pode acontecer em outro momento — garantiu Luigi.

Fonte: ZH Inter

Gauchão receberá Mochilas de Emergência Médica da Fifa

Em janeiro do ano que vem o Gauchão receberá as novas Mochilas de Emergência Médica da Fifa (Memf).

O equipamento portátil, com desfibrilador externo automático, é capaz de diagnosticar potenciais problemas cardíacos em minutos.

A mochila, que estará disponível na Copa das Federações, a partir do dia 15, no Brasil, dispões ainda de um vídeo de orientação e um kit de emergências médicas. Equipes de primeiros socorros e médicos serão treinadas para atuar nos estádios com a Memf.

As 209 federações associadas à Fifa receberão o material nos próximos meses. Cabe à CBF abastecerá suas 27 federações.

Os exércitos dos Estados Unidos e da África do Sul adotaram um modelo parecido com sucesso.


D'Ale usa 'brecha' e alcança Fabrício e Damião no ranking de assistências

D'Alessandro fez passe preciso para o gol de Moledo
(Foto: Fernando Ribeiro/Futura Press)
Diante do Criciúma, mesmo sem apresentar o mesmo futebol de partidas anteriores, D’Alessandro mostrou sua importância ao time do Inter. Fez o papel do camisa 10. Foi dele o cruzamento para Rodrigo Moledo marcar o segundo gol da equipe. Tratou-se da segunda assistência do gringo no Brasileirão, o suficiente para recuperar o posto de “garçom” do time na temporada.
Com as duas assistências no nacional, D’Ale chegou a cinco na temporada, empatando com Leandro Damião e Fabrício no quesito. O centroavante ainda não atuou pelo Brasileiro, está a serviço da Seleção. Já o lateral ficou de fora da estreia, contra o Vitória, voltando apenas na última quinta-feira.
A efetividade de D'Ale ainda aparece no ataque. O gringo é o terceiro goleador do time, com seis gols em 20 partidas. Está atrás apenas de Diego Forlán, com 11, e Damião, que balançou as redes dos rivais em oito oportunidades.
___________________
D'Ale em 2013

20 jogos
6 gols - 3º goleador
5 assistências - líder
com Damião e Fabrício

Contra o Vitória, na estreia colorada na competição, lá estava El Cabezón e seu passe. Do campo de defesa, viu a movimentação de Fred e lançou para o meia empatar a partida. Já diante dos catarinenses, El Cabezón tentou deixar a sua marca novamente de todas as formas. Ninguém arriscou mais do que ele. Foram cinco chutes, quatro para fora e um defendido por Bruno. Em uma das oportunidades, caiu no chão, lamentando. A cobrança pessoal mereceu, mais uma vez, elogios de Dunga:
- Jogador como ele se cobra muito. Não adianta. O chute não entrou, mas o resto foi bem, como a movimentação. Ele errou duas jogadas, mas teve uma hora que encheu o adversário de dribles. Esse é o espírito.
Neste domingo contra o Bahia, D'Ale estará em campo novamente. Terá mais uma oportunidade para marcar. E, claro, "pifar" os companheiros.

Confira números do Inter de Dunga em busca da reconquista do Brasileirão

Inter conseguiu primeira vitória no Brasileirão diante do Criciúma
Foto: Fernando Gomes
A amostragem ainda é pequena, apenas dois jogos. Mas os 66,6% de aproveitamento do Inter no Brasileirão, após empatar com o Vitória e bater o Criciúma, consolidados pelo aplicativo Colorado ZH,  apresentam números que apontam para a equipe que mais finaliza a gol no campeonato, ainda que sem grande pontaria. Além disso, o Inter conta com o melhor passador do campeonato, tem o jogador que mais vezes finalizou e outro que está entre os líderes de chutes certeiros a gol. A equipe, porém, conta ainda com um jogador pendurado com dois cartões amarelos e um goleiro que erra quase todos os lançamentos. Zero Hora apresenta alguns números do Inter de Dunga que sonha com a reconquista do Brasileirão:

Abriu, bateu
Ninguém chutou tanto nestas duas rodadas quanto o Inter. Foram 42 conclusões, 18 certas e 24 erradas. Apesar das bolas que não foram a gol, o Inter tem média de 2 gols por partida. Dunga tem insistido neste quesito, sobretudo após os treinos. Em segundo lugar está o Atlético-PR, com 35 (14 certos, 21 errados). Com 34 chutes estão empatados Cruzeiro (20 certos, 14 errados) e Flamengo (10 certos, 24 errados).    
 
O chutador
O capitão de Dunga é o principal chutador do Brasileirão. Com 10 conclusões, D'Alessandro foi quem mais arriscou. E não foi bem. Apenas dois foram a gol. Oito, para fora.

Na mira
O argentino do Vitória, Maxi Biancucchi, é o dono da melhor mira do Brasileirão: cinco chutes, todos no gol _ é o goleador do campeonato, com três gols. Mas Diego Forlán divide com Carleto (São Paulo), Lins (Criciúma) e Marquinhos (meia emprestado pelo Inter ao Bahia) o segundo lugar, com cinco conclusões a gol e três para fora. 

O passador
Dos cinco principais passadores do Brasileirão, três deles vestem vermelho. Inclusive o melhor passador do campeonato: Gabriel. O lateral-direito do Inter tem 95,2% de aproveitamento nos passes (138 certos, 7 errados). O lateral Victor Ferraz (Coritiba) tem 95,1%, Fábio Santos (Corinthians) tem 89,9%, seguido pelos colorados Fred (89,2%) e D'Alessandro (86,6%).

O amarelado
Willians já está pendurado. Em dois jogos, dois amarelos. João Paulo, volante do Atlético-PR, e William Matheus, lateral do Goiás, são os companheiros de cartão. Willians, porém, marcou um dos gols da vitória sobre o Criciúma. Também recebeu o único cartão do jogo.  

Lançando mal
Muriel estreou no Brasileirão diante do Criciúma. Dos 19 lançamentos que fez, acertou apenas cinco. Dida apresenta números parecidos com os de Muriel. Em um jogo, o goleiro do Grêmio acertou 7 lançamentos e errou 12. Já Victor, herói da classificação do Atlético-MG na Libertadores, acertou apenas 2 em 15 no Brasileirão.

Fonte: ZH Inter